Background

Sem horas e sem dores, O teatro mágico!


Com seus espetáculos que vão além do palco, a trupe o Teatro Mágico vem ganhando cada vez mais espaço nos ouvidos das pessoas, nas imaginações provocadas por suas letras de sentidos ambíguos, na mídia, na internet, nas camisetas, nos adesivos de carros, de violão e em todos os cantos imagináveis.
A trupe que trás consigo o encanto do circo, a cultura de um sarau literário, a magia de suas músicas apaixonadas - independente do ramo - e suas criticas sociais, teve inicio em 2003 formada por Fernando Anitelli, ex morador de Presidente Prudente - vocalista da trupe, música, ator e compositor - com a participação de amigos e também atores que tinham a mesma paixão pela arte, na cidade de Osasco, ou - como diz Anitelli - no mundo mágico de OZ (OZ - ASCO). Eles trazem sempre consigo um jeito meio divertido de falar de tudo, seja amor ou desamor, com seu jeito mágico eles fazem da vida um teatro, levando para sua música o cotidiano de muitos e conseguindo afetar a todos.
As letras sempre sendo acompanhada de metáforas, de ambiguidade e de mais que duplo sentido é a marca registrada da banda, exemplos disso é amanhasera? que nunca sabemos se é Amanhã será? ou amanhecera?, outro é o título do próprio post onde não sabemos se diz "Sem horas e sem dores" ou "Senhoras e Senhores", alias sabemos sim, nos entendemos da forma que tem alguma relação conosco e talvez seja por esse motivo da trupe ser tão querida, ela consegue chegar na intimidade de todos nós.
Por falar em intimidade, suas letras tão famosas em relacionamentos, a tão sutil frase "Que o seu afeto me afetou é fato" - música a fé solúvel (http://www.youtube.com/watch?v=VOGHORggcYo)  e sem deixar de falar das criticas, como já disse anteriormente, sendo marca registrada em muitas músicas como a música cidadão de papelão (http://www.youtube.com/watch?v=zlEMTCg0PT0).
As músicas fazem seus fãs refletir, como diz Ricardo Pagliarini "Todas as músicas são ótimas e todas me fazem refletir, me fazem parar e pensar no rumo da minha vida" ideia reforçada pelo cantor e compositor Julio Mosquetti (que já recebeu posts aqui no blog - http://chadatardee.blogspot.com.br/2012/03/grande-mosquetti.html), onde o mesmo diz: "A banda é inovadora. Toda forma de arte, contextualiza uma absorção mais direta para pessoas que tiveram menos oportunidades de conhecer coisas que a banda com sua simplicidade passa a seus fãs; A banda oferece a arte, a dança, além de sua música de excelente qualidade. Isso ajuda a difundir a história da arte brasileira se aproximando de todas as classes sociais".
A banda conta com três álbuns, denominados por eles três atos, sendo Entrada para raros (2003), Segundo Ato (2008) e A Sociedade do Espetáculo (2011), e os Dvd's Fragmentos III (2007), Entrada para raros (2008) (http://www.youtube.com/watch?v=bu6Jq9FCTd0) e Segundo Ato (2009) (http://www.youtube.com/watch?v=qu7stJfjgv4&feature=related).
Como não falar da arte expressada por suas roupas e maquiagens. 


Com roupas sempre de cores vivas e sempre com grande variedade a sempre conseguem chamar atenção e demonstrar sua alegria, sua fúria e por vezes sua raiva, onde como diz Wesley Bezerra - blogueiro que sempre faz a analise dos looks - diz: "O palhaço dos anos 2000, como um estilo tão averso a música pode atrair tantos fãs? Algo que está em nossa história a mais de 2.000 anos, ainda mexe com o imaginário das pessoas. Com a maquiagem de traços marcantes e suas roupas de palhaço que mais parece um lord, repleto de mistura de tecidos, estampas e cores faz com que seja algo atrativo aos olhos, algo que demonstre seus sentimentos e isso é o truque da trupe".
A banda é composta por músicos, que tem violino, violão, flauta, guitarras, teclados, sons eletrônicos e percussivos, e completada com o pessoal do circo, com inúmeros malabáricos com lenços, com danças, com pernas de pal e tudo o que pode ser imaginado.


A banda também tem seu proposito de liberdade, algo que é extremamente valorizado por eles, tanto que seu primeiro disco foi gravado em casa por pai de Anitelli, afinal eles não tinham gravadora e não estavam atrás de sucesso e mais sucesso. Eles também vão a frente de um movimento chamado MPB (músicas para baixar) e por isso seus disco e dvd's sempre estão disponíveis na internet, onde a própria banda estimula seus fãs a baixar tais. Eles também contam com uma multiplicidade de materiais como camisetas, bonés, moletons, adesivos, livros, chaveiros, entre outros, que é vendida em seu site oficial (http://www.lojinhaoteatromagico.com.br/).
Com sua simplicidade, seu amor a arte, com a emoção carregada nas letras de suas músicas e no movimento de suas danças, apresento - ou reapresento a vocês - Senhoras e Senhores, O Teatro Mágico!

Categories: Share

Leave a Reply