Já leu O xangô de Baker Street de Jô Soares?
Já assistiu ao filme?
Já assistiu ao filme?
Sim? vamos debater!
Não? vamos conhecer!
Ouço muitas pessoas dizendo que não gostam de escritores/livros brasileiros, mas vamos lá, vamos deixar os esteriótipos de lado e analisar essa obra com olhos de águia.
O livro foi lançado em 15/09/95 (onde a edição econômica - a da foto, que é o que eu tenho) em 06/12/2011, onde foi escrito, como disse anteriormente, por Jô Soares. Nesse romance ele faz uma salada entre comédia, suspense, encantamento e assassinatos, onde a estória ocorre no Rio de Janeira em 1886, girando em torno de um violino stradivarius desaparecido seguido de uma série de assassinatos. A famosa francesa Sarah Bernhdart está no Brasil, onde deixa a corte estonteantemente encantada, pela cultura e pela moça, a qual recebe confidencias de Dom Pedro II onde o mesmo diz que foi roubando, levaram-o um violino o qual tinha sido comprado para presentear sua amante, Sarah indica imediatamente Sherlock Holmes, um grande detetive inglês, para desvendar esse mistério.
No outro cenário da cidade, coincidência ou não, ocorre uma série de assassinatos horripilantes onde o assassino deixa sua assinatura nas mulheres com partes do corpo descepadas por ele em uma corda de violino presa nos pelos pubianos.
O mistério está no ar, o detetive do Brasil desesperadamente pede ajuda a Holmes que acaba de desembarcar no país com seu ajudante Watson, onde começam uma caça ao caçador, maniaco por violino e decepagem, de mulheres.
O enredo do livro chega, boas rizadas também. É nesse momento que Holmes conhece as maravilhas, ou não do Brasil, tudo para ele é novidade, o que torna mais empolgante ainda. Ele conhece a caipirinha, as mulatas, o calor, ironicamente, delicioso do país, os bares, botecos e poetas boêmios, feijoada, pais de santo, e até personagens, verídicos e históricos, como Olavo Bilac.
O desfecho é ainda mais emocionante e inesperado e ficarei na espera de comentários sobre ele.
O livro foi tão bem aceito e tão conhecido que rendeu um filme lançado em 1999 sobre direção de Miguel Faria Jr, tendo em seu elenco o proprio escritor Jô Soares, e autores ótimos como Joaquim de Almeida, Maria de Medeiros, Claudia Abreu e outras estrelas. O filme é uma adaptação, fiel, do livro.
Para despertar a curiosidade aqui vai o trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=lRqK4raKsqA
O livro pode ser encontrado em qualquer livraria, online ou não.
Enfim, vamos ler o livro e/ou assistir o filme com um bom chá?!